UM AMOR DE PERDIÇÃO de Mário Barroso (filme, 2008)

BIOGRAFIA DE MÁRIO BARROSO, realizador do filme:



Mário Alberto Barroso Garcia da Silva nasceu em Lisboa, a 15 de agosto de 1947. É um cineasta português que produziu dois filmes : « Francisca » em 1981 e « Um Amor de Perdição » em 2010. Tirou a Licenciatura em Direito na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em 1966, formou-se como Encenador Teatral no curso de Cinema. Foi, também, Jornalista da FR 1 para África, Repórter e Produtor da Rádio França Internacional para África, em 2000. Teve ainda algumas participações como ator no cinema, nomeadamente nos filmes « Francisca » (1981), « O Dia do Desespero » (1992) de Manoel de Oliveira, « A Comédia de Deus » (1995) e « Vai e Vem » (2003) de João César Monteiro.

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Ficha técnica do filme:

Realizador:
Titulo:
Estúdios:
Data da estreia:
Tipo de filme:
Duração:                                                                                                                 
País de origem:
Língua:

Sinopse:


Simão, um jovem adolescente violento, imprevisível e solitário, passa os seus dias brigando. Oriundo de uma família portuguesa da classe alta, vive num lar onde os pais não se suportam mais, o seu irmão mais velho, Manuel, detesta-o e tem uma relação com a mãe que roça o incesto. A única confidente é a sua irmã mais nova, Rita, a única familiar que aceita e até admira as loucuras do jovem adolescente. Um dia, enquanto Rita vê um vídeo de uma partida de voleibol na escola, Simão repara em Teresa, uma jovem que lhe surge envolta em mistério. Simão sente-se logo fascinado, e cria uma obsessão pela “colega” da irmã. Passa a segui-la, procurando vê-la mas Teresa mal se deixa ver, sempre no escuro ou através da janela. Simão acaba por descobrir onde vive Teresa e a irmã Rita consegue-lhe o número de telefone. Teresa e Simão apaixonam-se o que torna o rapaz mais calmo, mais silencioso, percebemo-lo jovem leitor do "Amor de Perdição" de Camilo Castelo Branco. Porque os pais dos jovens não se suportam, porque Tadeu quer que a filha Teresa case com o primo, porque Tadeu interna a filha, a história vai acabar com a morte dos jovens.



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A partir da visualização da obra supra-referida, responderam-se à seguintes questões: 


a)  Justificação do título
b)  Identificação da mensagem que o autor pretende veicular com a obra
c)  Identificação do obstáculo ao amor
d)  Identificação da atualidade da mensagem
e) Esquematização das ideias da obra (contando a história, destacando o obstáculo ao amor e as relações familiares, se relevantes)
f) Escolher uma imagem caracterizadora da obra, da sua mensagem

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a)      O filme Um amor de perdição é inspirado na obra de Amor de perdição de Camilo Castelo Branco. O livro relata um amor impossível. O filme atualiza a novela de Camilo trazendo-a para o século XXI e dá-nos outro exemplo de um amor impossível. O determinante indefinido ‘um’ colocado antes do título de Camilo mostra que há vários amores impossíveis, afinal a história de amor camiliana não é única. Somos assim levados pela mão de Mário Barroso para a universalidade do tema do amor impossível.

b)      O amor entre Teresa e Simão é considerado impossível. O realizador tenta provar-nos que a família pode ter um grande impacto na vida sentimental dos jovens ainda hoje. Aqui os dois jovens não vão poder viver uma relação amorosa por causa da briga que existe entre as duas famílias.

c)    As brigas entre a família Botelho e a família de Albuquerque são o principal obstáculo ao amor.

d)   O filme é uma representação da nossa geração, ao contrário do livro, que é mais antigo. Vemos isso graças à relação entre Rita e o irmão. No filme vemos uma cumplicidade entre os dois que não estava muito desenvolvida no livro. Além disso, a relação entre Manuel e a mãe é um pouco incestuosa no filme, algo que não surge na novela camiliana. No filme vemos que os dois estão « fisicamente » próximos, o que não está explícito no livro. Antigamente, na família não se mostrava a afeção de maneira tão fisica, vemos com o filme que isso mudou muito. Hoje em dia ainda há jovens submissos aos pais, mas isso tem tendência a mudar, como vemos no caráter rebelde de Simão no filme. Contudo, as famílias ricas continuam a tentar controlar as vidas dos filhos.

e)   


  
f) Aqui vemos que os dois estão separados, só se vêm pela janela. A janela materializa o obstáculo ao amor, a separação dos dois apaixonados, tal como na obra de Camilo. A janela impede a relação amorosa.







JM & LM

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