BIOGRAFIA DE FÁBIO SOMBRA, escritor do cordel:
***
A partir da leitura da obra supra-referida, responderam-se à seguintes questões:
https://brasilpintadoebordado.files.wordpress.com/2011/07/img_02351.jpg |
Fábio Sombra nasceu no Rio de
Janeiro em 1965. É um escritor, ilustrador e pesquisador de folclore e cultura
popular brasileira, também é um grande divulgador do universo das violas e dos
violeiros. Tem mais de 16 livros publicados, sempre dirigidos ao público
infanto-juvenil. Recebeu importantes prémios literários como o de “altamente
recomendável para o jovem” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ
e foi selecionado por duas vezes para o catálogo de obras brasileiras
da Feira do Livro Infantil de Bolonha, em Itália. Como pintor e ilustrador Fábio
Sombra possui obras em coleções e museus no Brasil (Museu Internacional de Arte
Naïf do Brasil), França (Musée d’Art Naïf Anatole Jakovsky – Nice), Portugal
(Museu de Arte Primitiva Moderna-Guimarães) e Alemanha (Charlotte Zander Museum - Bönigheim). http://violeiro.blogspot.fr/
***
Ficha da obra:
Autor:
Titulo: A história de Inês de Castro
Editora:
Data da 1ª edição:
Tipo do Texto:
Modo:
Género:
Língua:
Titulo: A história de Inês de Castro
Editora:
Data da 1ª edição:
Tipo do Texto:
Modo:
Género:
Língua:
Sinopse:
***
A partir da leitura da obra supra-referida, responderam-se à seguintes questões:
a) Justificação do título
b) Identificação da mensagem que o autor pretende
veicular com a obra
c) Identificação do obstáculo ao amor
d) Identificação da atualidade da mensagem
e) Esquematização
das ideias da obra (contando a história, destacando o obstáculo ao amor e as
relações familiares, se relevantes)
f) Escolher
uma imagem caracterizadora da obra, da sua mensagem
***
Podemos situar esta imagem no princípio do cordel. Vemos D. Pedro abraçando Dona Inês que está de branco como se fosse para o casamento. Também podemos explicar que ela está de branco porque é pura, inocente e inócua. Inês está olhando para Pedro com um ar de tristeza e parece que D. Pedro tenta aliviá-la, consolá-la.
ER + AG + MDS
a) A HISTÓRIA DE INÊS DE CASTRO:
o título justifica-se porque nesta obra em cordel se narra em verso a história da
vida de Inês, a vida amorosa e a sua execução a mando do rei D. Afonso IV.
b) D. Pedro tem a obrigação de casar com
Dona Constança, mas é de Dona Inês que ele gosta, mesmo se seu pai não aceita
essa escolha. D. Afonso IV tem receio que a população não aceite, porque a
paixão de D. Pedro por Inês, estando ele casado com D. Constança, deu início a comentários
o que irritou D. Afonso IV que decide enviar Inês para longe do filho. À morte
de Dona Constança, D. Pedro, que não tinha esquecido Inês, decide unir-se a ela
com quem tem quatro filhos. Vivem juntos até ao dia em que D. Afonso IV organiza
a morte de Inês de que vai acabar por se arrepender. Podemos por isso identificar
vários obstáculos ao amor de Pedro e Inês: a Dona Constança, o casamento com
Dona Constança, os interesses do reino que obrigam D. Pedro a fazer este
primeiro casamento com uma mulher de quem não gosta; o ódio de D. Afonso IV por
Inês; o assassinato de Inês.
c) D. Pedro tem a obrigação de casar com Dona
Constança, mas é de Dona Inês que ele gosta, mesmo se seu pai não aceita essa
escolha. À morte de Dona Constança, Dom Pedro decide unir-se
a Dona Inês com quem vai ter quatro filhos. Viverão juntos até ao dia em que
D.Afonso IV organisa a morte de Inês de que vai acabar por se arrepender. Temos
então vária formas de designar os obstáculos ao amor de Pedro e Inês: Dona
Constança, o casamento com Dona Constança, os interesses do reino que obrigam
D. Pedro a fazer este primeiro casamento com uma mulher de quem não gosta; o
ódio de D. Afonso IV por Inês; o assassinato de Inês.
d) Sobre a atualidade desta mensagem
podemos referir o mesmo que foi dito para a peça clássica de António Ferreira, A Castro.(cf. separador dedicado a essa
obra neste blogue)
Podemos situar esta imagem no princípio do cordel. Vemos D. Pedro abraçando Dona Inês que está de branco como se fosse para o casamento. Também podemos explicar que ela está de branco porque é pura, inocente e inócua. Inês está olhando para Pedro com um ar de tristeza e parece que D. Pedro tenta aliviá-la, consolá-la.
https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e2/Ines_de_castro.jpg/1280px-Ines_de_castro.jpg |
Este
quadro - do início do século XX (c. 1901-1904), «Drama de Inês de Castro» de
Columbano Bordalo Pinheiro (Museu Militar de Lisboa) - representa os momentos prévios à execução
de Inês. Vemos que ela está assustada com um dos seus filhos agarrando-se ao seu
pescoço, mas todos os homens que a rodeiam não revelam qualquer compaixão. Este
momento que precede a morte de Inês está igualmente expresso com bastante
emoção no cordel de Fábio Sombra.
ER + AG + MDS
Nenhum comentário:
Postar um comentário