A HISTÓRIA DE INÊS DE CASTRO de Fábio Sombra (literatura de cordel, 2011)

BIOGRAFIA DE FÁBIO SOMBRA, escritor do cordel:
https://brasilpintadoebordado.files.wordpress.com/2011/07/img_02351.jpg


Fábio Sombra nasceu no Rio de Janeiro em 1965. É um escritor, ilustrador e pesquisador de folclore e cultura popular brasileira, também é um grande divulgador do universo das violas e dos violeiros. Tem mais de 16 livros publicados, sempre dirigidos ao público infanto-juvenil. Recebeu importantes prémios literários como o de “altamente recomendável para o jovem” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ e foi selecionado por duas vezes para  o catálogo de obras brasileiras  da Feira do Livro Infantil de Bolonha, em Itália. Como pintor e ilustrador Fábio Sombra possui obras em coleções e museus no Brasil (Museu Internacional de Arte Naïf do Brasil), França (Musée d’Art Naïf Anatole Jakovsky – Nice), Portugal (Museu de Arte Primitiva Moderna-Guimarães) e Alemanha (Charlotte Zander Museum - Bönigheim). http://violeiro.blogspot.fr/

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Ficha da obra:

Autor: 
Titulo: A história de Inês de Castro
Editora:

Data da 1ª edição:
Tipo do Texto:

Modo:
Género:
Língua:

Sinopse:


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A partir da leitura da obra supra-referida, responderam-se à seguintes questões: 


a)  Justificação do título
b)  Identificação da mensagem que o autor pretende veicular com a obra
c)  Identificação do obstáculo ao amor
d)  Identificação da atualidade da mensagem
e) Esquematização das ideias da obra (contando a história, destacando o obstáculo ao amor e as relações familiares, se relevantes)
f) Escolher uma imagem caracterizadora da obra, da sua mensagem

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a)   A HISTÓRIA DE INÊS DE CASTRO: o título justifica-se porque nesta obra em cordel se narra em verso a história da vida de Inês, a vida amorosa e a sua execução a mando do rei D. Afonso IV.


b)  D. Pedro tem a obrigação de casar com Dona Constança, mas é de Dona Inês que ele gosta, mesmo se seu pai não aceita essa escolha. D. Afonso IV tem receio que a população não aceite, porque a paixão de D. Pedro por Inês, estando ele casado com D. Constança, deu início a comentários o que irritou D. Afonso IV que decide enviar Inês para longe do filho. À morte de Dona Constança, D. Pedro, que não tinha esquecido Inês, decide unir-se a ela com quem tem quatro filhos. Vivem juntos até ao dia em que D. Afonso IV organiza a morte de Inês de que vai acabar por se arrepender. Podemos por isso identificar vários obstáculos ao amor de Pedro e Inês: a Dona Constança, o casamento com Dona Constança, os interesses do reino que obrigam D. Pedro a fazer este primeiro casamento com uma mulher de quem não gosta; o ódio de D. Afonso IV por Inês; o assassinato de Inês.

c)   D. Pedro tem a obrigação de casar com Dona Constança, mas é de Dona Inês que ele gosta, mesmo se seu pai não aceita essa escolha. À  morte de Dona Constança, Dom Pedro decide unir-se a Dona Inês com quem vai ter quatro filhos. Viverão juntos até ao dia em que D.Afonso IV organisa a morte de Inês de que vai acabar por se arrepender. Temos então vária formas de designar os obstáculos ao amor de Pedro e Inês: Dona Constança, o casamento com Dona Constança, os interesses do reino que obrigam D. Pedro a fazer este primeiro casamento com uma mulher de quem não gosta; o ódio de D. Afonso IV por Inês; o assassinato de Inês.

d)  Sobre a atualidade desta mensagem podemos referir o mesmo que foi dito para a peça clássica de António Ferreira, A Castro.(cf. separador dedicado a essa obra neste blogue)

e)


f)
https://lusitanapaixao.files.wordpress.com/2010/01/ines.jpg?w=204&h=300

     Podemos situar esta imagem no princípio do cordel. Vemos D. Pedro abraçando Dona Inês que está de branco como se fosse para o casamento. Também podemos explicar que ela está de branco porque é pura, inocente e inócua. Inês está olhando para Pedro com um ar de tristeza e parece que D. Pedro tenta aliviá-la, consolá-la.    


https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/e/e2/Ines_de_castro.jpg/1280px-Ines_de_castro.jpg
    

     Este quadro - do início do século XX (c. 1901-1904), «Drama de Inês de Castro» de Columbano Bordalo Pinheiro (Museu Militar de Lisboa) - representa os momentos prévios à execução de Inês. Vemos que ela está assustada com um dos seus filhos agarrando-se ao seu pescoço, mas todos os homens que a rodeiam não revelam qualquer compaixão. Este momento que precede a morte de Inês está igualmente expresso com bastante emoção no cordel de Fábio Sombra.

ER + AG + MDS

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