BIOGRAFIA DE PIERRE GODEAU, realizador do filme:
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A partir da visualização da obra supra-referida, responderam-se à seguintes questões:
http://www.allocine.fr/personne/fichepersonne-606565/photos/ |
Pierre
Godeau é um realizador e escritor francês, filho de Philipe Godeau, também
realizador. Escreveu e realizou dois filmes: Juliette, em 2013, e Eperdument
em 2016, mas também foi conselheiro musical no filme 11.6, realizado
pelo seu pai.
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Ficha técnica do filme:
Realizador:
Pierra Godeau
Titulo: Eperdument
Data da estreia: 2016
Tipo de filme: longa metragem
Duração: 110'
Titulo: Eperdument
Data da estreia: 2016
Tipo de filme: longa metragem
Duração: 110'
País de origem: França
Língua:francês
Língua:francês
Sinopse: Anna é uma nova detida. Jean é o diretor da
prisão. Ela tem 20 anos. Ele tem 40. Ela é solteira. Ele está casado e tem uma
filha pequena. Pouco a pouco, uma relação de amor e secreta nasce entre os dois
que, no entanto, tudo opõe, o que vai permitir a Anna obter alguns favores na
prisão. Jean põe em risco o seu trabalho e a sua vida de família pela jovem
detida Anna. Muito rapidamente este amor impossível, por causa do estatuto
social de cada um, vai ser descoberto. Ao longo do filme, vamos seguir a
evolução deste amor apaixonado e esperamos sobretudo ver como acaba (ou não)
esta relação impossível.
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A partir da visualização da obra supra-referida, responderam-se à seguintes questões:
a) Justificação do título
b) Identificação da mensagem que o autor pretende
veicular com a obra
c) Identificação do obstáculo ao amor
d) Identificação da atualidade da mensagem
e) Esquematização
das ideias da obra (contando a história, destacando o obstáculo ao amor e as
relações familiares, se relevantes)
f) Escolher
uma imagem caracterizadora da obra, da sua mensagem
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a) O título do filme é Eperdument, o que significa «loucamente» em português. Podemos pensar que este título foi dado devido à história do filme que aborda uma história de amor entre uma jovem detida e o diretor da prisão, um homem casado. O amor entre os dois personagens é muito forte, louco, em francês « éperdu », daí o título do filme.
c) Os obstáculos do amor, neste filme, são a diferença de idade entre os dois protagonistas, ainda pouco frequente na nossa sociedade, mas também o facto dela estar presa e dele ser o diretor da prisão, o que é impeditivo socialmente para terem uma relação. Saliente-se ainda que, de acordo com a lei, ela poderia aproveitar-se para manipular o diretor de prisão e assim obter uma pena mais curta. Por último, temos o obstáculo da família de Jean (o diretor da prisão), que é casado e tem uma filha de 7 anos, o que torna adúltera a sua relação com Anna.
d) Este filme já tem uma mensagem atual porque é uma obra do século XXI e relata uma história inspirada dum facto real.
e)
f)
Para representar o nosso filme, escolhemos a foto do cartaz, pois, vemos os dois apaixonados e a mão de Jean nos cabelos de Anna, como uma carícia, em oposição aos olhares dos dois que podemos qualificar de «violentos», pode ser uma referência à prisão, por vezes um lugar sujeito a violências.
a) O título do filme é Eperdument, o que significa «loucamente» em português. Podemos pensar que este título foi dado devido à história do filme que aborda uma história de amor entre uma jovem detida e o diretor da prisão, um homem casado. O amor entre os dois personagens é muito forte, louco, em francês « éperdu », daí o título do filme.
b) A mensagem que o realizador Pierre Godeau talvez tenha
pretendido veicular pelo filme (que se baseou na obra Défense d'aimer de Florent Gonçalves), é que o Amor, por mais que
queiramos afirmar o contrário, ainda está condicionado pela idade e pelo
estatuto social: a detida por quem se apaixonou o diretor de prisão tem menos
20 anos do que ele e por estar presa ocupa nitidamente um lugar na sociedade inferior
ao do seu parceiro. Ainda hoje no século XXI continua a causar escândalo uma
grande diferença de idades no seio de um casal, bem como o estatuto social.
c) Os obstáculos do amor, neste filme, são a diferença de idade entre os dois protagonistas, ainda pouco frequente na nossa sociedade, mas também o facto dela estar presa e dele ser o diretor da prisão, o que é impeditivo socialmente para terem uma relação. Saliente-se ainda que, de acordo com a lei, ela poderia aproveitar-se para manipular o diretor de prisão e assim obter uma pena mais curta. Por último, temos o obstáculo da família de Jean (o diretor da prisão), que é casado e tem uma filha de 7 anos, o que torna adúltera a sua relação com Anna.
d) Este filme já tem uma mensagem atual porque é uma obra do século XXI e relata uma história inspirada dum facto real.
e)
f)
http://fr.web.img2.acsta.net/pictures/16/01/29/18/05/039067.jpg |
Para representar o nosso filme, escolhemos a foto do cartaz, pois, vemos os dois apaixonados e a mão de Jean nos cabelos de Anna, como uma carícia, em oposição aos olhares dos dois que podemos qualificar de «violentos», pode ser uma referência à prisão, por vezes um lugar sujeito a violências.
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