OS SOFRIMENTOS DO JOVEM WERTHER de Goethe (romance romântico, 1774)

BIOGRAFIA DE GOETHE, escritor do romance:



Johann Wolfgang von Goethe nasceu em 28 de agosto de 1749 e morreu em 22 de março de 1832, foi um autor e estadista alemão, uma das mais importantes figuras da literatura alemã e do Romantismo europeu. Também se destacou pelo facto de ter sido um dos líderes do movimento literário romântico alemão Sturm und Drang (Tempestade e Ímpeto foi um movimento literário romântico alemão, que ocorreu entre 1760 a 1780). Através do romance Os Sofrimentos do Jovem Werther, onde pôs um pouco da sua vida (viveu um amor não correspondido), Goethe tornou-se famoso em toda a Europa corria o ano de 1774.

***


Sinopse:
Werther é marcado por uma paixão profunda, tempestuosa e desditosa. Werther é correspondido no amor, porém sofre com a impossibilidade de consumá-lo, pois o objeto do seu amor, a jovem Carlota, fora prometida a outro homem. Para o herói, a vida só tem um sentido: Carlota. A vida deixaria de ter sentido se ele perdesse sua amada. Cada momento passado juntos consumia o seu amor!

 

***
 
A partir da leitura da obra supra-referida, responderam-se à seguintes questões: 


a)  Justificação do título
b)  Identificação da mensagem que o autor pretende veicular com a obra
c)  Identificação do obstáculo ao amor
d)  Identificação da atualidade da mensagem
e) Esquematização das ideias da obra (contando a história, destacando o obstáculo ao amor e as relações familiares, se relevantes)
f) Escolher uma imagem caracterizadora da obra, da sua mensagem

***



a)  O título Os Sofrimentos do jovem Werther é bastante apropriado pois Werther sofre de diferentes maneiras: está longe da família por motivos de trabalho, então tem saudades; a sua amada, Carlota, corresponde ao seu amor, mas não pode ficar com ele pois já se tinha prometida a outro homem, Alberto, deixando-o num estado de sofrimento tão intenso que acaba por se suicidar. O título prepara o leitor para o facto da obra não ser um conto de fadas com final feliz e para um protagonista, Werther, que vai sofrer bastante, o título prepara o leitor psicologicamente para o desfecho trágico do livro.



b)  A mensagem que o autor pretende veicular talvez seja “Não cometas os erros que eu cometi” pois esta obra é de carácter autobiográfico então o autor talvez esteja a avisar o leitor que o amor pode ser tão intenso que pode chegar a ser mortal. Se pensarmos nas diferenças existentes entre Werther e Carlota, ele carrancudo e triste face a ela alegre e simpática, pode vir-nos à mente o yin yang: será que se pretendeu mostrar que os opostos se atraem? Por outro lado, e tal como acontece com o Amor de Perdição de Camilo Castelo Branco, esta obra de Goethe inscreve-se no movimento Romântico e por conseguinte a abordagem do amor é feita de forma extrema onde o suicídio surge como uma opção normal para um amor impossível: se calhar, mais do que pretender veicular uma determinada mensagem, o autor terá pretendido seguir as regras de um movimento literário que ele próprio lança. Uma coisa é certa, esta obra teve um tal impacto na sociedade europeia que esteve na origem de uma série de suicídios sem precedente por “motivos de coração”. No entanto, daí a considerar que Goethe terá pretendido incentivar os leitores ao suicídio vai uma grande distância que não pretendemos, nem queremos, percorrer.


c)  O obstáculo ao amor de Werther e Carlota é Alberto, o noivo da jovem. Apesar de Werther saber desde o início que Carlota está prometida a Alberto, escolhe não abafar os sentimentos pela jovem até que um dia o inevitável acontece e Werther apaixona-se por Carlota e esta por ele. Mas uma promessa é uma promessa e ela casa-se com  Alberto. Werther não aguenta e decide suicidar-se.  


d)  A atualidade da mensagem leva-nos à questão: “será que hoje as pessoas ainda se suicidam pelo amor?” Tudo depende do estado mental de uma pessoa, isto é, uma pessoa pode estar ótima em termos de saúde, mas ao perder ou ao perceber que a pessoa que amava acaba a relação, pode ela própria ficar mentalmente doente, e passar a ser uma pessoa frágil. Contudo, esta reação não é válida para todos os seres humanos. Na verdade, há quem consiga lidar melhor com os fracassos da vida, aprendendo e ficando mais forte depois de os conseguir ultrapassar. Assim, parece-nos que de facto, infelizmente, ainda há pessoas que preferem perder a vida por amor…


e)

 

f)  
https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSKOrXahOeAXbqcI1le1HXOmCl70_3rs1JrdZr2FyeawESYfXnk

      Os dois corações da imagem representam os dois namorados, a Carlota e o Werther. Podemos ver que estão prisoneiros numa espécie de capsula de onde não há saída e ainda por cima os dois corações estão separados e nem sequer se podem ver, pois no meio há uma parede que representa um obstáculo, o Alberto! A capsula em vidro representa aquele universo de amor em que estão presos e o qual não querem partilhar. 

 

AB + AGA

Nenhum comentário:

Postar um comentário