ROMEU E JULIETA de Sergeï Prokofiev (ballet, 1935)

BIOGRAFIA DE PROKOFIEV, compositor do ballet:

https://i.ytimg.com/vi/5_oF6LtNTG8/maxresdefault.jpg


Sergei Prokofiev nasceu a 23 de abril 1891, na Ucrânia, foi um compositor e pianista russo, uma das figuras mais importantes da música soviética. Foi um dos compositores mais celebrados do século XX. Várias obras contribuíram para a sua notoriedade como por exemplo o ballet Romeu e Julieta, as óperas O Amor das Três Laranjas e Guerra e Paz, a composição infantil Pedro e o Lobo e duas trilhas sonoras para filmes de Sergei Eisenstein. Precoce, mostrou-se talentoso no piano e na composição. Viajou pelo mundo inteiro acompanhando a representação dos seus ballets e das suas óperas. Apesar deste reconhecimento internacional, várias vezes os seus projetos foram censurados pelo regime soviético. Em seus últimos anos de vida, enfrentou dificuldades financeiras e de saúde. Morreu em Moscovo no dia  5 de março de 1953.


BIOGRAFIA DE NOUREEV, coreógrafo do ballet:
http://www.hegmusic.com/pic/nb_pic_2.jpg


Rudolf Khametovitch Noureev, de origem russa, nasce a 17 de março de 1938, em Irkoutsk, e morre em França (Levallois-Perret), a 2 de janeiro de 1993. É considerado um dos mais famosos coreógrafos e bailarinos do seu tempo. Noureev fez vários trabalhos na área da dança, a sua grande paixão. Torna-se primeiro bailarino; de 1983 a 1989 passa a ser diretor do Ópera de Paris acabando por se tornar Mestre de Ballet até 1992. Durante a sua carreira de coreógrafo, Noureev revisita os grandes clássicos, como «Romeu e Julieta», para readaptá-los em ballet de dança clássica ou contemporânea. Dá assim um lugar muito importante aos homens que, no palco, são frequentemente esquecidos.






COREOGRAFIA DE NOUREEV:
 
A coreografia é construída sobre os 52 números da partição integral. 
Vejamos o que torna a coreografia de Noureev original e diferente das versões de outros coreógrafos.
Morte do Mercucio:
Durante o seu duelo com Tebaldo, Mercucio finge estar ferido ao levantar-se, mais insolente do que nunca de modo a fazer rir os seus amigos. Quando é gravemente ferido, ninguém acredita, pois pensam que é uma piada.

Morte de Tebaldo:
A morte de Tebaldo é de uma grande intensidade. Nas outras versões, é a Mãe Capuleto que vemos chorar sobre o corpo do seu sobrinho. No entanto neste ballet, é sobre Julieta que se focaliza a ação. De facto, logo a seguir ao seu casamento secreto com Romeu, este torna-se o assassino do seu primo. Em estado de choque, Julieta faz movimentos que parecem os de alguém tentando sair de uma poça de sangue viscosa, um sangue que lhe cola à pele. Em redor dela, ninguém se mexe, o que acentua o drama de Julieta.
                                                                                                                
Morte de Julieta:
Julieta mostra-se indecisa para se matar entre a faca e a poção que lhe permitiria acordar após um sono tão profundo que faria acreditarem na sua morte. Noureev traduz essa dúvida fazendo aparecer o fantasma de Tebaldo que lhe mostra a faca (para que esta se suicide) e o fantasma de Mercucio que a convida a beber a poção (para continuar viva).

Morte de Romeu:
Romeu, ao ver a sua amada morta na sepultura, decide matar-se para poder ir ao seu encontro no outro mundo. Bebe para isso um veneno e morre por cima dela. O que ele não sabia é que Julieta estava apenas a fingir-se de morta.

***


Ficha Técnica:



Título: Romeu e Julieta

Tipo: Ballet
Duração: 3 horas
Música: Sergei Prokofiev
Adaptação da peça de: William Shakespeare
Coreografia/Encenação: Rudolf Noureev
Cenário: Ezio Frigerio
Guarda-Ropa: Ezio Frigerio, Mauro Pagano
Luzes: Vinicio Cheli
Orquestra: Simon Hewett, Ópera Nacional de Paris




Apresentação do Ballet:

Romeu e Julieta é um ballet de Sergei Prokofiev. A sua composição está dividida em três atos, composta em 1935 e baseada na peça de William Shakespeare, mesmo se o escritor inglês não foi o autor da primeira versão do amor tumultuoso entre Romeu e Julieta.




Sinopse da Obra:
A história decorre em Itália na cidade de Verona, onde os filhos de duas famílias rivais, Romeu Montequio e Julieta Capuleto, se apaixonam. Julieta já tinha sido prometida em casamento, pelos pais, a outro jovem, Páris. Apesar de todas as dificuldades, o casal, com a ajuda da ama de Julieta e de um frade, casa às escondidas esperando o momento oportuno para revelarem publicamente o seu amor, a sua união. Entretanto, como se trata de uma tragédia, a rivalidade entre as famílias leva à morte de Mercucio, amigo de Romeu, e este vinga essa morte matando Teobaldo, primo de Julieta, o que o leva a ser banido da cidade. O frade que casara Romeu e Julieta tem a ideia de fingir a morte de Julieta para evitar o seu casamento com Páris e fazer com que mais tarde ela pudesse fugir e reencontrar Romeu. O problema é que Romeu é informado tardiamente desta estratégia e quando vai ao encontro de Julieta no cemitério, suicida-se pois não sabe que ela está fingindo a sua morte. Julieta ao acordar vê Romeu morto e suicida-se também.


***

A partir da visualização da obra supra-referida, responderam-se à seguintes questões: 


a)  Justificação do título
b)  Identificação da mensagem que o autor pretende veicular com a obra
c)  Identificação do obstáculo ao amor
d)  Identificação da atualidade da mensagem
e) Esquematização das ideias da obra (contando a história, destacando o obstáculo ao amor e as relações familiares, se relevantes)
f) Escolher uma imagem caracterizadora da obra, da sua mensagem

***

a) O título da obra Romeu e Julieta, faz simplesmente referência ao nome dos dois protagonistas da peça, Romeu Montecchio e Julieta Capuleto

b)  O propósito do ballet, inspirado no amor de Romeu e Julieta, é o de mostrar através da música e da expressão corporal (coreografia) uma mensagem idêntica à da obra escrita: o amor é mais forte que tudo, é tão importante que não hesita “entrar pela morte dentro”.

     Prokofiev tentou exprimir os vários sentimentos que atravessam o ballet através da música, da mesma forma que o coreógrafo Noureev o fez através da coreografia. Rudolf Noureev não foi o primeiro coreógrafo a adaptar Romeu e Julieta ao ballet, a primeira adaptação data de 1935 e foi feita por Leonid Lavrovski. Noureev não quis afastar-se da versão original de Shakespeare, tentou devolver toda a sofisticação, a sensualidade e a crueldade a esta tragédia através da dança.
 
c) O obstáculo que torna o amor de Romeo e Julieta impossível é o conflito entre as duas famílias, os Capuleto e os Montecchio, que impede os jovens de viverem o seu amor.

d) O amor entre Romeu e Julieta é travado pelo ódio existente entre as duas famílias, nenhuma das duas aceita que o seu filho ou filha case com o « inimigo ». Hoje em dia, muitas famílias não aceitam a escolha dos filhos ou filhas no que toca aos relacionamentos, por vezes por questões de religião, de nacionalidade, de origem, de estatuto social… Por conseguinte, este assunto é uma realidade deste mundo, em que os pensamentos não evoluíram tanto quanto seria desejável. A mensagem desta obra permite talvez abrir os olhos àqueles que continuam na ignorância de que somos todos iguais e que se deve deixar o amor livre de seguir o seu caminho. 

      Este ballet permite-nos perceber o peso imenso que tinha a família sobre as decisões dos filhos no século XVI. Hoje em dia, as relações familiares são totalmente diferentes: os pais podem exprimir as suas opiniões, mas não são eles que escolhem o marido ou a mulher dos filhos. Vivemos numa sociedade onde os obstáculos ao amor são cada vez menores, graças à internet, por exemplo, que pode favorecer a aproximação entre as pessoas. Em contrapartida, vemos surgirem hoje outros obstáculos mais fortes do que os obstáculos familiares de outrora: a religião é um bom exemplo! 

e)


f)
http://afsapporo.jp/ja/wp-content/uploads/2011/07/4305_Romeo-et-juliette-photo-Icare.jpg


 
http://www.noureev.org/uploads/rom2.jpg

https://res.cloudinary.com/opera-national-de-paris/image/upload/c_crop%2ch_2094%2cw_3721%2cx_0%2cy_357/w_870/f_auto/v1/user_photos/brvdvxiet3zablynfpty


https://res.cloudinary.com/opera-national-de-paris/image/upload/c_crop%2ch_2817%2cw_5000%2cx_0%2cy_316/h_660%2cw_1170/f_auto/v1/user_photos/hmmlrsdackfg0j8yzrce
https://www.europera-ticket.com/img/Event_image-2000-576514317.jpg
https://www.europera-ticket.com/img/Event_image-1998-297712032.jpg


As imagens representam o amor de Romeu e Julieta. Está também representada a rivalidade entre as duas famílias quando vemos um Capuleto em vermelho, rodeado de Montequios em verde, com espadas ameaçadoras (hipálage!). Por fim, vemos também a representação da impossibilidade do amor com a morte de Julieta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário