BIOGRAFIA DE PROKOFIEV, compositor do ballet:
BIOGRAFIA DE NOUREEV, coreógrafo do ballet:
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A partir da visualização da obra supra-referida, responderam-se à seguintes questões:
https://i.ytimg.com/vi/5_oF6LtNTG8/maxresdefault.jpg |
Sergei Prokofiev nasceu a 23 de
abril 1891, na Ucrânia, foi um compositor e pianista russo, uma das figuras
mais importantes da música soviética. Foi um dos
compositores mais celebrados do século XX. Várias obras contribuíram para
a sua notoriedade como por exemplo o ballet Romeu e Julieta, as óperas O Amor das Três Laranjas e Guerra e Paz, a composição infantil Pedro e o Lobo e duas trilhas sonoras para filmes de Sergei Eisenstein. Precoce, mostrou-se talentoso no piano e na composição.
Viajou pelo mundo inteiro acompanhando a representação dos seus ballets e das
suas óperas. Apesar deste reconhecimento internacional, várias vezes os seus
projetos foram censurados pelo regime soviético. Em seus últimos
anos de vida, enfrentou dificuldades financeiras e de saúde. Morreu em Moscovo no
dia 5 de março de 1953.
BIOGRAFIA DE NOUREEV, coreógrafo do ballet:
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Rudolf Khametovitch Noureev, de origem
russa, nasce a 17 de março de 1938, em Irkoutsk, e morre em França (Levallois-Perret), a 2 de janeiro de 1993. É considerado um dos
mais famosos coreógrafos e bailarinos do seu tempo. Noureev
fez vários trabalhos na área da dança, a sua grande paixão. Torna-se primeiro bailarino; de 1983 a 1989
passa a ser diretor do Ópera de Paris acabando por se tornar Mestre de Ballet até 1992. Durante a
sua carreira de coreógrafo, Noureev revisita os grandes clássicos, como «Romeu
e Julieta», para readaptá-los em ballet de dança clássica ou contemporânea. Dá assim um lugar muito
importante aos homens que, no palco, são frequentemente esquecidos.
COREOGRAFIA DE NOUREEV:
A
coreografia é construída sobre os 52 números da partição integral.
Vejamos o
que torna a coreografia de Noureev original e diferente das versões de outros
coreógrafos.
Morte do Mercucio:
Durante o seu
duelo com Tebaldo, Mercucio finge estar ferido ao levantar-se, mais insolente
do que nunca de modo a fazer rir os seus amigos. Quando é gravemente ferido,
ninguém acredita, pois pensam que é uma piada.
Morte de Tebaldo:
A morte de Tebaldo é de
uma grande intensidade. Nas outras versões, é a Mãe Capuleto que vemos chorar
sobre o corpo do seu sobrinho. No entanto neste ballet, é sobre Julieta que se
focaliza a ação. De facto, logo a seguir ao seu casamento secreto com Romeu,
este torna-se o assassino do seu primo. Em estado de choque, Julieta faz movimentos
que parecem os de alguém tentando sair de uma poça de sangue viscosa, um sangue
que lhe cola à pele. Em redor dela, ninguém se mexe, o que acentua o drama de Julieta.
Morte de Julieta:
Julieta mostra-se indecisa
para se matar entre a faca e a poção que lhe permitiria acordar após um sono
tão profundo que faria acreditarem na sua morte. Noureev traduz essa dúvida
fazendo aparecer o fantasma de Tebaldo que lhe mostra a faca (para que esta se
suicide) e o fantasma de Mercucio que a convida a beber a poção (para continuar
viva).
Morte de Romeu:
Romeu, ao ver a sua amada morta na sepultura, decide matar-se para poder ir ao seu encontro no outro mundo. Bebe para isso um veneno e morre por cima dela. O que ele não sabia é que Julieta estava apenas a fingir-se de morta.
Morte de Romeu:
Romeu, ao ver a sua amada morta na sepultura, decide matar-se para poder ir ao seu encontro no outro mundo. Bebe para isso um veneno e morre por cima dela. O que ele não sabia é que Julieta estava apenas a fingir-se de morta.
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Ficha Técnica:
Título: Romeu e Julieta
Tipo: Ballet
Duração: 3 horas
Música: Sergei
Prokofiev
Adaptação da peça
de: William Shakespeare
Coreografia/Encenação:
Rudolf Noureev
Cenário: Ezio
Frigerio
Guarda-Ropa: Ezio Frigerio,
Mauro Pagano
Luzes: Vinicio
Cheli
Orquestra: Simon
Hewett, Ópera Nacional de Paris
Apresentação do
Ballet:
Romeu e Julieta é um ballet
de Sergei Prokofiev. A sua composição está dividida em três atos, composta em 1935 e baseada na peça de
William Shakespeare, mesmo se o escritor inglês não foi o autor da primeira
versão do amor tumultuoso entre Romeu e Julieta.
Sinopse da Obra:
A história decorre
em Itália na cidade de Verona, onde os filhos de duas famílias rivais, Romeu
Montequio e Julieta Capuleto, se apaixonam. Julieta já tinha sido prometida em
casamento, pelos pais, a outro jovem, Páris. Apesar de todas as dificuldades, o
casal, com a ajuda da ama de Julieta e de um frade, casa às escondidas
esperando o momento oportuno para revelarem publicamente o seu amor, a sua
união. Entretanto, como se trata de uma tragédia, a rivalidade entre as famílias
leva à morte de Mercucio, amigo de Romeu, e este vinga essa morte matando
Teobaldo, primo de Julieta, o que o leva a ser banido da cidade. O frade que
casara Romeu e Julieta tem a ideia de fingir a morte de Julieta para evitar o
seu casamento com Páris e fazer com que mais tarde ela pudesse fugir e
reencontrar Romeu. O problema é que Romeu é informado tardiamente desta estratégia
e quando vai ao encontro de Julieta no cemitério, suicida-se pois não sabe que
ela está fingindo a sua morte. Julieta ao acordar vê Romeu morto e suicida-se
também.
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A partir da visualização da obra supra-referida, responderam-se à seguintes questões:
a) Justificação do título
b) Identificação da mensagem que o autor pretende
veicular com a obra
c) Identificação do obstáculo ao amor
d) Identificação da atualidade da mensagem
e) Esquematização
das ideias da obra (contando a história, destacando o obstáculo ao amor e as
relações familiares, se relevantes)
f) Escolher
uma imagem caracterizadora da obra, da sua mensagem
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a) O título da obra Romeu e Julieta, faz simplesmente referência ao nome dos dois protagonistas da peça, Romeu Montecchio e Julieta Capuleto
b) O propósito do ballet, inspirado no amor de Romeu e Julieta, é o de mostrar através da música e da expressão corporal (coreografia) uma mensagem idêntica à da obra escrita: o amor é mais forte que tudo, é tão importante que não hesita “entrar pela morte dentro”.
a) O título da obra Romeu e Julieta, faz simplesmente referência ao nome dos dois protagonistas da peça, Romeu Montecchio e Julieta Capuleto
b) O propósito do ballet, inspirado no amor de Romeu e Julieta, é o de mostrar através da música e da expressão corporal (coreografia) uma mensagem idêntica à da obra escrita: o amor é mais forte que tudo, é tão importante que não hesita “entrar pela morte dentro”.
Prokofiev tentou exprimir os vários sentimentos que atravessam o ballet
através da música, da mesma forma que o coreógrafo Noureev o fez através da
coreografia. Rudolf Noureev não foi o primeiro coreógrafo a adaptar Romeu
e Julieta ao ballet, a primeira adaptação data de 1935 e foi feita por
Leonid Lavrovski. Noureev não quis afastar-se da versão original de
Shakespeare, tentou devolver toda a sofisticação, a sensualidade e a crueldade
a esta tragédia através da dança.
c) O obstáculo que torna o amor de Romeo e Julieta
impossível é o conflito entre as duas famílias, os Capuleto e os Montecchio, que impede os jovens de viverem o seu amor.
d) O amor entre Romeu e Julieta é travado pelo ódio
existente entre as duas famílias, nenhuma das duas aceita que o seu filho ou
filha case com o « inimigo ». Hoje em dia, muitas famílias não
aceitam a escolha dos filhos ou filhas no que toca aos relacionamentos, por
vezes por questões de religião, de nacionalidade, de origem, de estatuto
social… Por conseguinte, este assunto é uma realidade deste mundo, em que os
pensamentos não evoluíram tanto quanto seria desejável. A mensagem desta obra
permite talvez abrir os olhos àqueles que continuam na ignorância de que somos
todos iguais e que se deve deixar o amor livre de seguir o seu caminho.
Este ballet permite-nos perceber o peso imenso que tinha a família sobre as decisões dos filhos no século XVI. Hoje em dia, as relações familiares são totalmente diferentes: os pais podem exprimir as suas opiniões, mas não são eles que escolhem o marido ou a mulher dos filhos. Vivemos numa sociedade onde os obstáculos ao amor são cada vez menores, graças à internet, por exemplo, que pode favorecer a aproximação entre as pessoas. Em contrapartida, vemos surgirem hoje outros obstáculos mais fortes do que os obstáculos familiares de outrora: a religião é um bom exemplo!
Este ballet permite-nos perceber o peso imenso que tinha a família sobre as decisões dos filhos no século XVI. Hoje em dia, as relações familiares são totalmente diferentes: os pais podem exprimir as suas opiniões, mas não são eles que escolhem o marido ou a mulher dos filhos. Vivemos numa sociedade onde os obstáculos ao amor são cada vez menores, graças à internet, por exemplo, que pode favorecer a aproximação entre as pessoas. Em contrapartida, vemos surgirem hoje outros obstáculos mais fortes do que os obstáculos familiares de outrora: a religião é um bom exemplo!
f)
As imagens representam o amor de Romeu e Julieta. Está também representada a rivalidade entre as duas famílias quando vemos um Capuleto em vermelho, rodeado de Montequios em verde, com espadas ameaçadoras (hipálage!). Por fim, vemos também a representação da impossibilidade do amor com a morte de Julieta.
http://afsapporo.jp/ja/wp-content/uploads/2011/07/4305_Romeo-et-juliette-photo-Icare.jpg |
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As imagens representam o amor de Romeu e Julieta. Está também representada a rivalidade entre as duas famílias quando vemos um Capuleto em vermelho, rodeado de Montequios em verde, com espadas ameaçadoras (hipálage!). Por fim, vemos também a representação da impossibilidade do amor com a morte de Julieta.
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