ROMEU E JULIETA de Baz Lurhmann (filme, 1997)

BIOGRAFIA DE LURHMANN, realizador do filme:

http://i0.wp.com/www.thehollywoodnews.com/wp-content/uploads/737422-baz-luhrmann-.jpg?w=650

Baz Luhrmann é um realizador australiano que nasceu a 17 de setembro de 1962 em Herons Creek (Austrália). O pai trabalhava num cinema e por isso, desde a sua infância, Baz Luhrmann descobriu uma paixão por esta arte. Ele é sobretudo conhecido graças a filmes como « Cortinha amarela » (Ballroom Dancing) (1992), «Romeu + Julieta» (1996) e «Moulin Rouge!» (2001)) e «O Grande Gatsby» (2013). Também é o realisador da publicidade mais cara da história: uma publicidade para a marca Chanel com Nicole Kidman e Rodrigo Santoro, em 2004. 

***


Ficha técnica do filme:

Realizador: Baz Lurhmann
Titulo: Romeu + Julieta
Estúdios: 20th Century Fox
Data da estreia: 1 de novembro de 1996
Tipo de filme: Drama, Romance
Duração: 115 minutos                                                                                                                 
País de origem: Estados Unidos
Língua: Inglês


Sinopse:


Nesta adaptação da famosa peça de William Shakespeare, a ação decorre na Califórnia (Verona Beach, Los Angeles), onde reencontramos os Montéquios e os Capuletos como famílias rivais que se odeiam. Enquanto os pais de Julieta Capuleto querem fazê-la casar com o filho do governador, Dave Paris, Romeu e Julieta apaixonam-se durante um baile dado pelos Capuletos. Os dois estão tão apaixonados que decidem casar em segredo. O ódio de Teobaldo, primo de Julieta, pela família Montéquio aumenta depois deste acontecimento. Por isso, numa luta na praia, Teobaldo vai matar Mercúcio, amigo de Romeu. Cheio de vingança, Romeu acaba por assassinar Teobaldo. Após este acto de extrema violência, Romeu é exilado enquanto se organiza o casamento entre Julieta e Paris. Devastada pela tristeza, Julieta decide organizar uma morte fictícia. Quando Romeu recebe notícias de Julieta, pensa que ela está realmente morta. Ele chora em frente do túmulo de Julieta e suicida-se com veneno. Ao acordar, Julieta vê o seu amor morto ao pé dela e decide suicidar-se. Assim acaba a trágica mas bela história de amor entre Romeu Montéquio e Julieta Capuleto.



***

A partir da visualização da obra supra-referida, responderam-se à seguintes questões: 


a)  Justificação do título
b)  Identificação da mensagem que o autor pretende veicular com a obra
c)  Identificação do obstáculo ao amor
d)  Identificação da atualidade da mensagem
e) Esquematização das ideias da obra (contando a história, destacando o obstáculo ao amor e as relações familiares, se relevantes)
f) Escolher uma imagem caracterizadora da obra, da sua mensagem

***

a) O filme tem por título Romeu + Julieta pois é uma adaptação cinematográfica da peça Romeu e Julieta de William Shakespeare. O sinal ‘+’ em vez da conjunção ‘e’ pode explicar-se porque o realizador talvez tenha querido modernizar esse título para que as pessoas percebessem imediatamente que estão perante uma atualização da obra.

b) A mensagem que se pretende veicular com o filme é que a oposição entre duas famílias ou mesmo entre duas pessoas pode levar a situações trágicas tais como, neste caso, a morte dos dois namorados, Romeu e Julieta, no fim do filme. Também pode querer-se transmitir a mensagem de que o amor é sempre mais forte do que o ódio. No filme, mesmo se Romeu e Julieta morreram, fizeram-no juntos e o amor permaneceu até o fim. Além disso, mataram-se por amor: suicidaram-se porque pensavam que o outro tinha morrido. De certa forma podemos dizer que não deixaram o ódio das famílias destruí-los, pois amaram-se e ficaram juntos até o fim. 
     

c)   O obstáculo ao amor entre Romeu e Julieta é o ódio entre a família Capuleto (família de Julieta) e a família Montequio (família de Romeu). Este ódio é descrito como um ódio que existe desde sempre, sem que se precise donde vem extamente: “Para antigos conflitos, novas pessoas se revoltam”. Ao longo do filme, este ódio intensifica-se, nomeadamente durante a luta no início do filme entre pessoas de bandas rivais. Depois deste violento conflito, a polícia dá um último aviso às bandas rivais. No entanto, Teobaldo acaba por assassinar Mercúcio na praia durante uma luta e Romeu mata Teobaldo na rua, o que o conduz ao exílio. No filme só vemos algumas passagens do exílio de Romeu, no deserto com uma caravana. Não há indicação do lugar exato onde ele se encontra, mas está devastado por estar longe de Julieta. Essa distância é um outro obstáculo ao amor dos dois jovens.


d) O filme tem nove anos de existência e continua a ter uma mensagem atual na medida em que ainda existem alguns amores impossíveis, mesmo se os obstáculos não são necessariamente idênticos ao do filme, pois nos dias que correm é raro haver pessoas que se matem por amor ou famílias que escolham o marido dos filhos. Os atuais obstáculos que podem existir à concretização duma história de amor podem ser: pais que não querem que os filhos se casem com pessoas de certa religião ou duma outra cor de pele; pais que não aceitem que os filhos sendo homossexuais, se unam a uma pessoa do mesmo sexo; o estar-se apaixonado por uma pessoa casada; a distância entre duas pessoas; quando uma das pessoas do casal se encontra presa...

e)





f)  
http://l-ange-de-lune.e-monsite.com/medias/images/coeur-enchaine.jpg


    Podemos relacionar as asas do coração na imagem com as asas que tem Julieta ao longo do filme. O coração com uma cadeia à volta representa o amor impossível mas forte entre Romeu e Julieta.



DG + GR
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário