ROMEU E JULIETA de Franco Zeffirelli (filme, 1968)

BIOGRAFIA DE ZEFFIRELLI, realizador do filme:
http://www.nndb.com/people/937/000022871/franco-zeffirelli-1-sized.jpg


Gianfranco Corsi Zeffirelli, mais conhecido como Franco Zeffireli, nasceu em Florença (Itália), em 12 de fevereiro de 1923. Na sua vida foi ajudado por seu tutor, Giorgio La Pira, que será o futuro pai da Assembleia Constituinte e amado prefeito de Florença na década de 50. Depois de ter estudo na Academia de Belas Artes, Zeffirelli começou a sua carreira como cenógrafo para Luchino Visconti. Nos arredores dos anos 50, dirigiu várias peças retomadas de Shakespeare. Começou a sua carreira de autor em 1957 com o Camping comédia. Além de ser cenógrafo e cineasta italiano é também um compositor, montou óperas líricas que tiveram sucesso nos anos 50. Alcançou uma projeção mundial como diretor do filme «Romeu e Julieta» (1968). Foi ainda um homem de política, eleito senador entre 1994 até 1996 e 1996 até 2001, na Catânia, filiado ao partido Força Italia.


***

Ficha técnica do filme:

Titulo: Romeu e Julieta
Dirigido por: Franco Zeffirelli
Ano de produção: 1968
Duração: 113 minutos
Roteiro : Franco Brusati, Franco Zaffireli, William Shakespeare, Masolino D’Amico
Produtores : Anthony Havelock-Allan e John Braboume
Personagens principais : Romeu ( Leonard Whiting ), Julieta ( Olivia Hussey )
Género: Drama e Romance
Paises de Origem : Itália e Reino Unido



Sinopse:


A ação decorre em Verona, na Itália. Romeu e Julieta encontram-se num baile dado pelos Capuletos e logo surge um grande amor entre ambos. Apesar das rivalidades entre as famílias de Romeu e Julieta, os jovens avançam na sua relação. Algum tempo depois, Tebaldo (primo de Julieta) mata Marcus (melhor amigo de Romeu). Romeu enervado vinga o seu amigo matando o primo de Julieta, Tebaldo. O rei está ao corrente dessa morte e exila Romeo da cidade. O pai de Julieta, entretanto, tenta casar a sua filha com um homem rico. A jovem, para evitar esse casamento, pede ajuda ao padre e surge a ideia de tomar algo para se fingir morta aos olhos da família. Romeu não vai ter conhecimento deste estratagema, e acaba por pensar que Julieta morreu realmente quando a vê e mata-se. Julieta fará o mesmo quando acorda da falsa morte e mata-se junto de Romeu morto.


***

A partir da visualização da obra supra-referida, responderam-se à seguintes questões: 


a)  Justificação do título
b)  Identificação da mensagem que o autor pretende veicular com a obra
c)  Identificação do obstáculo ao amor
d)  Identificação da atualidade da mensagem
e) Esquematização das ideias da obra (contando a história, destacando o obstáculo ao amor e as relações familiares, se relevantes)
f) Escolher uma imagem caracterizadora da obra, da sua mensagem

***


a) O título Romeu & Julieta identifica as duas personagens principais.

b) A mensagem que o autor quer transmitir é a de que, quando amamos alguém, os sentimentos não se controlam, e podemos mesmo chegar a morrer por essa pessoa. Esse amor pode ser tão grande que nos faz sofrer e nos pode levar até à morte.

c) Os obstáculos que se levantam ao amor de Romeu e Julieta são: a rivalidade entre as famílias dos jovens que surgem logo no início do filme; o assassinato de Tebaldo, primo de Julieta, perpetrado por Romeu; e a condenação de Romeu ao exílio.
 
d) A mensagem ainda é completamente atual, porque o amor ainda faz sofrer as pessoa e infelizmente ainda há pessoas que morrem por causa do amor.

e)


f)  Essa imagem representa bem a obra porque mostra a morte de Romeu causada pela simulação da morte de Julieta, o que mostra o seu amor profundo e sincero. E também mostra o sofrimento de Julieta provocado pela morte de Romeo


AF + AA

Nenhum comentário:

Postar um comentário